terça-feira, 10 de março de 2009

Disciplina em suas aulas!

"Hello, students!
How are you today?"

Acredito, que este seja o primeiro passo da sua aula. Você explica o que vai acontecer na aula de hoje, ou revisa o que foi estudado na aula anterior. Ao começar a aula efetivamente, depois de 15 min você sente que algo está errado.

Os alunos começam a se dispersar, fazem brincadeiras sem graça pra chamar a atenção, falam de assuntos alheios a aula, começam a bocejar, pegam caderno de outra matéria, conversam com o colega de classe, ou simplesmente te olham com desprezo. Os pequenos começam a chorar, bater no outro amiguinho, sobem na mesa, ou vão pra debaixo da mesa, começam a cantar músicas em português e se negam a falar em inglês.

Bem, você deve estar pensando: os alunos são assim mesmo ou eu tenho um problema para gerenciar a minha aula.

Eu te digo, boa parte da indisciplina e desmotivação dos alunos são resultados de uma aula mal dada, mal administrada, mal organizada. Mas o professor nem sempre percebe isso, por que ele preparou sua aula e muito bem preparada, mas o problema está na prática.

Vou apontar aqui os problemas mais comuns e tentar apresentar soluções para estas situações. Depois, você mesmo vai ver o problema e saber onde você errou!

1. O professor está despreparado - Apesar de ter preparado a aula, o professor tem uma apresentação pobre, confusa e se mostra inseguro. Acredite em mim! Os alunos percebem isso e usam esta fraqueza do professor contra o próprio professor, fazendo com que a aula fique um caos. Seja firme, confiante, mostre para seus alunos que você sabe o que está falando, que você está preparado para dar a aula. Seja consistente, mesmo que tenha que ler o seu plano de aula algumas vezes. Os alunos apreciam quando seus professores são firmes e mostram que sabe tudo da aula na ponta da língua.

2. Vícios de linguagem - Arma poderosíssima contra professores. Quando um professor usa em seu discursos palavras repetidas e que não dizem nada, como: OK? Alright? Uhhhhh! See! ou em português: sabe? viu? vamos lá? Vigie sua fala, professor! Os alunos vão começar a prestar atenção aos seus deslizes discursivos. Muitas vezes o seu falar acaba com sua aula.

3. Baixa auto-estima: O professor não confia em si, nem na sua aula. Problema sério! O professor vai para a aula sem se impor, não tem um bom tom de voz, parece que está cansado, não sabe o que fazer.... nunca deixe isso acontecer. Você deve ir para a sua aula, feliz, confiante, sabendo que você está ali para fazer um bom trabalho e se divertir com seus alunos.

4. Professor desmotivado - aluno desmotivado: O professor diz: "vamos cantar"? e ele mesmo não canta, fica esperando que os alunos sejam super animados, quando, na verdade o oposto deveria acontecer.

5. Atenção para alguns alunos: O professor fica ouvindo histórias de um aluno e deixa os outros sem atividade. Se você acha importante ouvir os alunos, faça isso em um momento em que os alunos estejam fazendo um atividade individual, escrita, pintura, desenho, assim você não compromete a sua aula e pode ouvir os alunos. Jamais preste atenção a um aluno e deixe os outros.

6. Barulho, indisciplina - é claro que uma aula mal administrada gerará alunos indisciplinados, mas às vezes, mesmo em uma boa aula há alunos que geram indisciplina, neste momento seja firme e dê sua ordem de forma clara, sem ofender, use palavras precisas, use comando com a palavra "please" - sente-se no seu lugar, please - não jogue papel no chão, please, etc. Se mesmo assim o aluno fizer barulho ou bagunça, leve-o a um canto ou fora da sala e converse com ele, frente a frente num tom de autoridade.

Há vários problemas que prejudicam a sua aula, mas se você planejar a sua aula, considerando e antecipando os problemas que podem ocorrer, você ficará muito mais tranquilo e sua aula será bem gerenciada. Outra dica, memorize passo a passo da sua aula e não deixe seus alunos ociosos.

Até a próxima!

terça-feira, 3 de março de 2009

Do you really wanna be a teacher?

Hi there English Teachers!!!

É com imensa satisfação que tenho a oportunidade de iniciar um blog onde poderei compartilhar com professores de inglês e interessados na área, a minha experiência com ensino de inglês, minhas pesquisas, sugestões, idéias e muito mais.

Quando comecei a dar aulas de inglês, há mais ou menos 13 anos atrás, tínhamos poucos recursos para os professores. Éramos "treinamos" pela escola pela qual fomos contratados. Para se ter uma ideia, quando queríamos dar uma música para os nossos alunos, tínhamos que "tirar a letra", sabe o que é isso? O professor ouvia a música centenas de vezes e escrevia a letra, depois gravava a música em "fita cassete" e assim podia trabalhar a canção com os alunos.

Isso tudo faz parte do passado, hoje simplesmente acessamos uma página na Internet com todas as letras de músicas que quisermos, depois abrimos qualquer programa "peer to peer" e baixamos a música que escolhemos. Que maravilha!!!

Porém, com tantos recursos que estão disponíveis, principalmente na rede, vejo que os professores de inglês ainda não conseguem utilizá-los para melhoria de suas aulas. Por diversos motivos - falta de interesse, falta de conhecimento ou falta de habilidade para filtrar todas as informações e transformá-las em aulas práticas.

Mas antes de mais nada, você já respondeu a pergunta?: "Do you really wanna be a teacher?" Se respondeu afirmativamente, com certeza sabe o tamanho da sua responsabilidade e também sabe que o trabalho é árduo.

Espero que este blog possa ajudar professores a entender como melhorar suas aulas utilizando os recursos atuais e que tenhamos aqui um ponto de encontro para reflexão, discussão e bate papo.

Sejam bem vindos e um grande abraço a todos.