terça-feira, 5 de maio de 2009

Sing with your students!

Olá pessoal,

Uma das coisas mais divertidas que podemos fazer nas aulas de inglês é ouvir músicas. E nem precisamos dar muitas explicações a coordenadores do porquê do rádio ligado. Todo mundo sabe que músicas fazem parte das aulas de inglês e se espera que o professor faça isso.

Alguns professores acham bem difícil dar uma aula com música, às vezes, se preocupam com o conteúdo programático a ser dado, avaliações, atividades e outras coisas bem menos interessantes para os alunos.

Vejamos?! Vamos pensar um pouco...

Que tal começar a sua aula com um trecho de música relacionado ao tema da aula? 
Isso requer um pouco de pesquisa, mas professor é também pesquisador.

Digamos que sua aula de hoje seja sobre os feriados dos países de língua inglesa, e você tenha escolhido Saint Patrick's Day, você pode selecionar uma música irlandesa e pedir para os alunos tentarem adivinhar de qual país aquela música é. Se você tiver acesso a Internet pode depois mostrar um vídeo do grupo The Corrs, The Riverdance, grupos da Irlanda, e em seguida continuar com seu conteúdo.

Outra dica, trabalhar com o 7º ano sobre o Simple Past, trabalhe uma biografia do Grupo The Beatles, dê um pequeno texto e depois dê uma música do grupo em que o aluno tenha que completar a letra usando o Simple Past. The Beatles tem letras muito fáceis, como a Hello, Goodbye, aliás, esta música eu sempre uso no meu primeiro dia de aula.

Uma coisa muito legal para se fazer no final da aula, aquele momento em que os alunos já terminaram toda a tarefa e você não tem mais o que fazer. Escolha uma música e coloque na lousa 10 palavras palavras que aparecem na música e 10 palavras que não aparecem. Peça para os alunos escreverem no caderno todas as 20 palavras e circular apenas as que eles ouvirem, cuidado para não colocar na ordem certa na lousa, eles vão perceber...rsrsrs

Outra tarefa que faz os alunos vibrarem.... divida a classe em dois grupos, pode ser boys X girls, escolha um integrante de cada grupo para participar da brincadeira. Escolha uma música que tenha uma palavra específica que seja repetida diversas vezes, diga aos dois alunos que cada vez que eles ouvirem a palavra darem um passo à frente, ganha quem se aproximar do número de vezes que a palavra apareceu.

Sobre música há muita coisa para fazer, vamos conversando aos poucos.

Aguardo sugestões para postar outras dicas.

See ya...

Um comentário:

  1. Olá Teacher Kátia ...
    concordo plenamente com você. As músicas enriquecem as aulas ... são motivadoras e não deixam de trabalhar o conteúdo, desde de que tenha um objetivo bem traçado!
    Parabéns pelo blog ...
    Teacher Carol

    ResponderExcluir