segunda-feira, 29 de julho de 2013

Inglês para Hotelaria



Quem já se aventurou a dar aulas de Inglês para hotelaria deve ter encontrado muitos materiais disponíveis, e de boa qualidade, muito material na Internet, e muitas ideias para suas aulas, mas como eu, deve ter tido a triste descoberta de que seus alunos não sabiam nenhuma palavra em Inglês. Aquela aula que você preparou com o texto sobre o Turismo na Inglaterra, não vai poder ser utilizado.

Quando um hotel solicita a seus funcionários que estudem Inglês, os gerentes  ou coordenadores ignoram ou desconhecem a realidade de seus funcionários. Muitos destes são excelentes colaboradores, exercem com perfeição a sua função, mas isso não quer dizer que essas pessoas tenham tido uma boa formação acadêmica.

Ao iniciarem as aulas de Inglês, os alunos apresentam várias dificuldades: dificuldades de interpretação, escrita pobre, dificuldades de reconhecer novos fonemas, dificuldades para pronunciar palavras novas, dentre outras.

Não parece uma tarefa fácil. A verdade é que não é. O que teremos que fazer é alfabetizar esses alunos, ensinar cada som, cada palavrinha com muito carinho e ter muita paciência. Pesquisar incessantemente, estudar sempre, se colocar no lugar do aluno. Pensar como ele. Mas no final a sua dedicação valerá a pena.

Eu passei por tudo isso. Quando peguei as primeiras aulas de Inglês para turismo, recebi um material pronto  e tinha que aplicá-lo. Mas era impossível. Eu traduzia todas as palavras para que os alunos pudessem entender o que eu estava falando. Pedia para eles anotarem tudo, repetia as palavras várias vezes para eles se acostumarem ao novo som. Eu tenho certeza de que muitos alunos daquele grupo não aprenderam tudo o que eu queria ensinar. Não por culpa minha, nem por culpa deles. Mas por um sistema que não funcionaria ali, naquele momento. 

Bem, depois dessa experiência e outras, estudei, pesquisei e  decidi criar uma apostila voltada para esse público, com exercícios fáceis e com aumento progressivo de dificuldade. Hoje, posso afirmar que meus alunos estão a cada dia que passa mais integrados com a língua estrangeira e não sentem mais medo de aprendê-la. Isso é muito gratificante.

Eu sei o quanto pode ser complicado ter que preparar tudo sozinho, então lá vai uma ajudinha pra mim e pra você. Depois de testar o material, resolvi disponibilizar algumas aulas para professores deste segmento, é só entrar em contato comigo. A apostila também está à venda por um valor super acessível. Para mais informações entrem em contato pelo e-mail: katia.castro@gmail.com e boa aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário